Polímeros com memória de forma - Ciência e Engenharia de Materiais

Hot

Post Top Ad

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Polímeros com memória de forma

   




Resumo: Cada vez os cientistas tentam reduzir o tamanho das máquinas para diminuir os custos, com esta ideia se desenvolveu umas metamáquinas que podem se automontar com certos estímulos.



As máquinas permitiram uma maior produtividade em diferentes setores da indústria e os cientistas sempre tentam reduzir o tamanho para uma melhor eficiência e redução do custo. Cientistas inspirados nisto, desenvolveram metamáquinas, que são máquinas feitas de máquinas, estas micromáquinas podem se automontar a partir de certos estímulos.


Foram desenvolvidas estas metamáquinas reconfiguráveis a partir de coloides ativos através da manipulação óptica, mas com certa limitação. Estas se obtêm ao combinar algumas resinas e hidrogéis para formar diversas formas, como mostrado na figura acima (WU, 2021).


Este estudo abre um caminho para o progresso do automontagem em microescala e em materiais que mudam de forma através de máquinas feitas a partir de máquinas.




Referência:

Wu, J., Guo, J., Linghu, C. et al. Rapid digital light 3D printing enabled by a soft and deformable hydrogel separation interface. Nature Communications 12, 6070 (2021). DOI: 10.1038/s41467-021-26386-6


Redação: Dennis Luis Gonzales Ordoñez - UNILA

Post Top Ad